Contemplação e Bem-Estar

14 de julho de 2020

Nas nossas meditações, sempre buscamos trazer imagens com um apurado senso estético. Mesmo sabendo que a maioria das pessoas fecha os olhos para meditar (e esta é a melhor forma), fazemos questão de ter belas imagens sempre ao alcance de nossos ouvintes.

Meditamos porque queremos uma sensação de bem-estar para a nossa mente. Mas podemos alcançar esta sensação de outras formas.

Uma delas é a contemplação.

Sobre a contemplação

Afinal, o que que é contemplar?

Algumas definições:

• Olhar fixamente; olhar com muita admiração;
  • Observar com muita atenção e cuidado;
  • Atribuir consideração e reconhecimento a.

Esta arte, praticada desde os primórdios dos tempos por muitos sábios antigos, e pessoas de sabedoria mais simples, sabe-se agora, tem uma explicação científica.

Pesquisa científica

Neurocientistas observaram, através de estudos das imagens cerebrais de voluntários, as reações do nosso cérebro a uma diversidade de imagens.

Em uma pesquisa conduzida na Universidade de Iowa, por exemplo, foi conduzido um estudo em que voluntários foram submetidos a imagens agradáveis (mar, campo, animais saudáveis, etc); imagens desagradáveis (acidentes, animais machucados, pessoas mutiladas); imagens neutras (uma sombrinha, uma cesta, uma cadeira).

Os pesquisadores observaram que as imagens desagradáveis provocam ativação na parte primitiva, do sub-córtex que estão ligadas ao sistema de reconhecimento de perigo.

Conforme já destrinchado pela neurociência, o sinal de perigo ativa no cérebro os hormônios de alerta e stress, de forma a gerar uma reação de fuga ou luta. Este mecanismo do nosso cérebro foi desenvolvido para que possamos nos defender das diversas ameaças que a vida pode trazer, desencadeando uma reação ou de fuga ou de luta.

Mas aqui, o que chama a atenção é que a mera imagem de algo desagradável dispara este mecanismo. E sabe-se que este mecanismo sendo disparado constantemente leva a uma sobrecarga de hormônios que causarão stress e, consequentemente, o desgaste de todo o nosso sistema, que não foi feito para estar neste estado constante de alerta para fuga ou luta.

As imagens agradáveis, por outro lado, ativam uma parte mais recente do nosso cérebro, o córtex pré-frontal, que ativa o sistema de recompensa, trazendo, assim, a sensação de bem-estar. (Fonte: Exuberance – The Passion for Life – Kay Redfield Jamison).

Não é fugir da realidade

Por isso, estamos sempre lembrando da importância da contemplação, de cultivar bons hábitos também em nosso estado de alerta, direcionando nosso olhar para imagens e situações que alimentem nosso cérebro e todo o nosso sistema de forma positiva.

Não se trata de fugir da realidade e não encará-la. Mas, sim, de sermos sábios e seletivos.

Portanto, meus queridos, contemplem, admirem, agradeçam, selecionem imagens belas e se percam nelas!

A sua mente (e o seu corpo) agradecem!!!

Confira também: O que são os chakras e a ciência por trás deles