Com o mundo cada vez mais globalizado, agitado e acelerado, alguns hábitos levados pelas pessoas podem acabar prejudicando o planeta.
Isso envolve diversas esferas: da nossa alimentação à forma como lidamos com o outro.
Mas é possível se adaptar à modernidade sem deixar de cuidar do planeta, que também é nosso, de forma prática e simples.
Confira algumas dicas!
Separe o lixo orgânico do reciclável
Algo fácil de se fazer e que, por vezes, parece até batido, mas tem muita gente que não faz, é a separação do lixo que é orgânico do lixo que pode ser reciclado.
Uma dica simples é ter dois cestos ou latas de lixo em casa, um para cada finalidade.
Em um, no orgânico, você pode juntar restos de comida, fraldas e papéis higiênicos sujos, e outros objetos que não se encaixam como recicláveis.
Já o outro (reciclável) você irá destinar a materiais como vidro, papel, papelão, metal e plástico, igual aqueles lixos coloridos que a gente vê na rua, sabe? Esses são os materiais que podem ser reciclados para se transformarem em outra coisa, como objetos de decoração, móveis, papéis reciclados, entre outros.
A coleta seletiva de lixo do seu bairro e o meio ambiente agradecem!
Economize água
Outra dica prática se relaciona à economia de água.
Enquanto toma banho, você tem o costume de fechar a torneira enquanto se ensaboa ou passa shampoo nos cabelos? Se sim, parabéns, porque muita gente não faz isso.
Especialistas alertam que a duração média de um bom banho é de 10 minutos. Se passar disso, além de desperdiçar água, você pode também fazer mal para sua pele e para o seu bolso, principalmente se o banho for quente – ou você gastará mais energia ou mais gás.
Portanto, desligue a água no banho! E não apenas nele!
Enquanto escova os dentes, você também pode fazer isso, enquanto lava a louça quando estiver ensaboando os pratos e talheres, enquanto ensaboa o seu animalzinho de estimação durante o banho dele… Os exemplos são inúmeros e às vezes fazem tanto parte da nossa rotina que nem nos ligamos mais nesses pequenos gestos.
Vai lavar o carro ou o quintal? Que tal também apostar em baldes com água ao invés de simplesmente ligar a mangueira?
Pense nisso!
Não jogue lixo nas ruas
Quantas vezes nos deparamos com pessoas jogando papel de bala pela janela do carro, do ônibus, apagando a guimba de cigarro no chão e deixando por lá mesmo, entre outros?
NÃO SEJA ESSE TIPO DE PESSOA!
As crianças aprendem na escola e muitas vezes dão um show nos adultos. Já nós, adultos, muitas vezes nos “esquecemos” disso.
Lixo é no lixo, querida alma.
Se não tiver nenhuma lata ou cesto por perto, guarde com você até o mais próximo ou mesmo jogue quando chegar em casa.
Faça a sua parte!
Doe sangue
A doação de sangue é um ato muito nobre que muitas vezes não é praticado pela falta de informação.
Tem gente que acha que vai ficar sem sangue, que as agulhas são compartilhadas, que o sangue “não é bom”… As “desculpas” são inúmeras!
Doar sangue é rápido, seguro e pode ajudar a salvar muitas vidas – inclusive a sua caso um dia precise!
Ao final de todo o processo, você ainda ganha um saboroso lanchinho do local de onde estiver doando!
Quer jeito melhor de contribuir com o planeta?
Veja aqui todos os requisitos necessários para a doação de sangue.
Faça trabalho voluntário
Que tal dedicar um pouquinho do seu tempo a quem mais precisa?
Em todo o mundo, há diversas instituições corretas e idôneas precisando de voluntários a todo o tempo!
A lista de causas é imensa e você pode escolher a que mais combina com você ou toca o seu coração: animais de rua, crianças e jovens carentes, idosos, pessoas LGBT em situação de vulnerabilidade…
Se por algum motivo você não conseguir dedicar o seu tempo, que tal fazer uma doação de alimentos ou materiais que estejam necessitando ou em dinheiro?
Pode ter certeza que o que pode parecer pouco para você, é muito para eles!
Espalhe a prática da meditação por aí
Somos suspeitos, mas essa também é uma excelente forma de contribuir com o planeta!
De mais relaxamento à mais concentração, passando pelo controle das emoções, pensamentos e respiração, os benefícios da meditação são muitos.
Meditar é algo que faz bem para você e para o mundo.
Se você ainda não é adepto, que tal tentar? E se você já é adepto, que tal espalhar tudo o que a prática traz de bom por aí? Com certeza seus amigos e familiares vão adorar também! A gente garante 🙂
E você, o que mais faz ou faria para contribuir com o planeta? Deixe nos comentários!