Meditação

Despertar espiritual: prepare-se para acessar a sua verdade.

10 de janeiro de 2022

Despertar espiritual: prepare-se para acessar a sua verdade

Como diz a famosa frase de Shakespeare, “Há mais coisas entre o céu e a Terra do que pode imaginar nossa vã filosofia”. E você, acredita que há mais além do mundo físico, material, em que vivemos?

Em uma sociedade ágil, tecnológica e cheia de ambições, perceber as sutilezas dos sentimentos, das energias, conexões e do que existe em nosso interior parece um grande desafio. Com uma rotina tão movimentada, é comum vivermos voltados para o exterior, deixando em segundo plano — ou até em total esquecimento — a nossa essência interior.

O despertar espiritual é o momento em que acordamos para uma nova realidade. Quando iniciamos esse processo, podemos perceber muitas sutilezas e sensações novas, capazes de nos mostrar quem somos verdadeiramente e o que viemos fazer aqui.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste texto, vamos falar um pouco sobre o despertar espiritual, como ele se manifesta e alguns sinais comuns entre as pessoas despertas. Boa leitura!

O que é o despertar espiritual

Transformação interna, abertura para novas percepções e formas de enxergar o mundo, novas sensações, auto-observação e busca por crescimento interno fazem parte do despertar espiritual.

Um processo já conhecido em várias culturas, com nomes como “nirvana”, “bem-aventurança” ou “iluminação”, o despertar espiritual é o retorno ao Eu original. Ou seja, um mergulho profundo em nossa verdadeira essência, que, para muitos, está conectada ao todo — o uno, que une todos os seres e todas as experiências — ou até a energias superiores, em um estado elevado de consciência.

Segundo algumas correntes, o processo de despertar altera a percepção de que somos indivíduos desconectados, mostrando as limitações das visões mais comuns sobre a vida. É um despertar de todo o corpo, coração, da mente e da alma, um chamado para a verdade e o amor, que amplia a atenção sobre quem somos e o que viemos fazer neste mundo.

Saiba mais sobre a frequência das ondas cerebrais.

Quais são os sinais do despertar

Existem muitas possibilidades de experiências relacionadas ao despertar espiritual. Aqui, não há resposta certa e nem caminhos pré-determinados a seguir, pois cada pessoa tem um caminho único. No entanto, podemos perceber algumas experiências comuns entre quem vive esse processo. Confira os principais deles a seguir.

Fase de grandes questionamentos

Em um período de novas descobertas, é comum surgirem questionamentos sobre opiniões, crenças e aprendizados do passado. Isso porque o processo envolve novas descobertas, inclusive relacionadas ao que existe no interior de cada um.

Ainda é comum que essas descobertas venham de períodos conflituosos, de dúvidas ou até sofrimento. Neles, grandes mudanças impulsionam a busca por conhecimento, e cabe a cada um investigar, estudar, e se aprofundar na sua essência e a na sua verdade.

Busca por significado

Ao despertar, a vida no piloto automático deixa de fazer sentido. Mais do que seguir os caminhos esperados por outras pessoas ou pela sociedade, se torna fundamental enxergar sentido no que se faz, encontrando um propósito para as atividades e as escolhas rotineiras.

Quem busca um estado mais elevado de consciência entende que o tempo e a energia dedicados a cada atividade e a cada dia são muito preciosos. Por isso, costuma sentir falta de enxergar e sentir valor no que faz.

Sentimento de conexão

Somos mais que um corpo físico em um mundo físico e estamos conectados. Ter essa compreensão ajuda a criar um sentimento muito profundo de conexão com as outras pessoas, os outros seres e o mundo.

Afinal, vivemos em um sistema perfeitamente calculado, de interdependência entre todos os seres — e o que afeta um, afeta todos. Por isso é tão comum que as pessoas despertas passem a observar e cuidar melhor dos seus relacionamentos e das pessoas e dos seres ao seu redor.

Leia também Como a meditação te ajuda a se conectar com o universo.

Mudança de valores

Com o despertar, também é comum compreender que o “ser é mais importante que o ter”, segundo as famosas palavras de Buda. As pessoas são dotadas de uma grande riqueza interior, que só pode ser desperta quando há busca por desenvolvimento pessoal — e essa busca é uma tarefa individual que deve acontecer no ritmo de cada um.

Assim, novos valores vão surgindo à medida que o processo de despertar avança, reduzindo a importância dos bens materiais e aumentando a atenção e a energia gasta com o crescimento interno.

O despertar espiritual é um processo que traz muitas mudanças e transformações. E ele pode não ser fácil, mas traz uma percepção mais verdadeira sobre a vida e o que temos dentro de nós mesmos. Ou seja, sobre a nossa verdade, a nossa essência.

Se você desconfia que está despertando ou intenciona despertar, saiba que cada experiência é única. É muito importante saber respeitar o seu tempo, os seus sentimentos e as suas emoções, permitindo que a mudança aconteça no seu próprio ritmo.

E lembre-se: quando falamos de espiritualidade não estamos falando de religião, mas de energias, vibrações e riquezas internas, comuns a todas as pessoas.

Nós, do Clube de Meditação, estamos aqui para auxiliar você na sua jornada, com meditações, áudios e conversas sobre temas ligados à espiritualidade, que podem ser acessadas em nosso canal do YouTube. Para receber nossos materiais mais novos, você também pode entrar no nosso grupo do Telegram, onde permanecemos em contato e nos apoiamos em nossa caminhada. Até lá!