Encerrando ciclos: como concluir etapas e seguir em frente.

10 de janeiro de 2022

Encerrando ciclos: como concluir etapas e seguir em frente

Com um novo ano chegando, nada melhor do que fazer uma análise do que passou e se preparar para o que vem pela frente, não é verdade? Por isso, hoje vamos falar sobre o fechamento de ciclos.

Embora a chegada de um novo ano seja um momento que simboliza mudanças, vivemos em um mundo de constantes transformações. A natureza, as pessoas, o tempo e os acontecimentos são impermanentes, e é fundamental entender quando uma experiência chega ao fim para seguir adiante com abertura e verdade.

Nós sabemos que o processo de deixar ir pode não ser nada fácil. Afinal, muitas vezes não é simples praticar o desapego das experiências vividas. Se você está encerrando ciclos, este artigo traz algumas dicas sobre como seguir de forma mais fluida e saudável. Boa leitura!

Em primeiro lugar, o que são ciclos?

De forma resumida, os ciclos são acontecimentos, fases ou processos naturais que todas as pessoas vivenciam — e que, em algum momento, se completam e chegam ao fim.

Mas, apesar da natureza passageira dos ciclos, eles podem ter finais inesperados, complicados ou indesejados. É muito comum, por exemplo, que uma pessoa não se sinta preparada para sair da Universidade ou se sinta triste após o fim de um longo relacionamento.

No entanto, saber lidar com o encerramento de experiências é o que abrirá as portas para novas vivências, também importantes e enriquecedoras. Muitas vezes, as mudanças vêm para o nosso próprio crescimento pessoal, e por mais difícil que seja aceitá-las, essa pode ser a chave para uma vida mais leve e saudável.

Confira o nosso vídeo de reflexão com uma mensagem para o fim de 2021.

E então, como encerrar ciclos de forma adequada?

Como já mencionado, a impermanência da vida exige observação, investimentos em autoconhecimento e a prática do desapego. Mas é muito importante lembrar que cada pessoa tem um ritmo e uma forma de enxergar e sentir as coisas. Por isso, evite se comparar a outras experiências e se cobrar demais, já que o mais importante é buscar o seu bem-estar, aliado a aprendizado e evolução.

A seguir, confira as dicas que separamos para ajudar na conclusão de ciclos. Use-as da melhor forma possível, sempre lembrando de respeitar o seu tempo!

Permita-se sentir

Quando uma experiência se encerra de forma inesperada ou indesejada, é comum surgirem sentimentos como tristeza, frustração e dúvidas sobre o futuro. Podemos até chegar a viver uma espécie de luto pelo fim de uma experiência, e é muito importante tentar acolher esses sentimentos e compreender de onde eles vêm.

Embora lidar com os sentimentos também não seja uma das tarefas mais simples, negá-los pode trazer consequências ainda piores, como emoções mal resolvidas, mal-estar e até problemas de saúde. Sentir o que precisa ser sentido e resolver o que precisa ser resolvido é uma ótima forma de encerrar ciclos e se compreender no presente.

Faça as pazes com o passado

Por mais difícil que seja aceitar que uma experiência chegou ao fim, quando isso acontece temos uma grande oportunidade de aprender sobre quem somos no aqui e agora. O que você aprendeu com a última experiência? O que quer fazer diferente daqui para frente? Como pode se tornar uma pessoa melhor a partir disso?

São as experiências vividas que nos transformam em quem somos no presente. Elas nos trazem aprendizados e experiências que nos preparam para as novas vivências, e é por isso que é tão importante fazer as pazes com o passado, aceitando-o e honrando-o.

Cerque-se de coisas boas

Em períodos mais sensíveis, é importante prestar ainda mais atenção em nosso bem-estar. Se você encerrou um ciclo recentemente, tente digerir o que aconteceu da melhor forma possível — e isso demanda autocuidado e presença.

Leia também: 7 caminhos para uma vida feliz.

Escolha estar perto de pessoas que fazem você se sentir bem, tenha uma boa alimentação, faça exercícios físicos, cuide do seu sono, preste atenção no tipo de mídia que você consome e faça tudo o que puder ajudar a tornar o seu período mais tranquilo. Isso será fundamental para manter o seu corpo e a sua mente estáveis.

Apesar da impermanência da vida, a conclusão de algumas vivências acaba exigindo mais de nós. Para quem está encerrando ciclos, o autocuidado é fundamental e, uma das melhores formas de se cuidar é se conhecer.

Por isso, em complemento a todas as dicas que nós oferecemos, também indicamos a meditação, uma prática poderosa para aguçar o olhar interno e a compreensão dos sentimentos. Quer saber mais sobre o assunto? Leia o artigo Por que meditar nos faz bem? e comece a praticar hoje mesmo!