O que significa, quando e como usar um mantra

16 de fevereiro de 2021

Mantra significado

Você sabe qual é o significado de um mantra? Qual a hora certa de usá-lo e como?

É o que você vai conferir neste post!

O conceito de mantra

Identifica-se duas origens e conceitos para a palavra “mantra”: em sânscrito, antigo idioma da Índia, é composta pelas sílabas man (mente) e tra (controle, proteção, entrega) e, na religião Hindu, “mantra” significa “palavra”.

Ou seja, podemos dizer que entoar mantras é entregar a mente a uma palavra, repetindo-a diversas vezes.

Essa palavra pode ser uma mais tradicional e sagrada, com origem nas escrituras do hinduísmo, ou uma de sua escolha, como muitas pessoas passaram a fazer com a modernização da meditação.

Só é importante lembrar que cada palavra, como tudo no Universo, emite uma vibração, portanto, ela deve fazer sentido e ter algum significado para o que você pretende.

Se a escolha for por Mantras Sagrados e você quiser se aprofundar no assunto, sugerimos o Livro “O Poder dos Sons Sagrados: 21 Mantras para Viver em Pleno”, de autoria de Carla Sananda.

Mantra significado

Livro: “O Poder dos Sons Sagrados”.

Se a escolha for por uma palavra livre, verifique a vibração desta.

É claro que algumas palavras são mais recomendadas que outras por apresentarem uma vibração energética mais elevada que outras e por serem associadas imediatamente a emoções positivas, tais como: Amor, Alegria, Paz, Luz, entre outros.

Leia também: O que são afirmações?

Quando devo usar um mantra

Agora que você já sabe o significado do mantra, deve estar querendo saber mais sobre o momento de usá-lo, certo?

A resposta é você quem decide!

Como na meditação, não há momento certo para usar um mantra, pode ser de manhã, de tarde, à noite, enfim, a hora que te deixar mais confortável. Inclusive há quem use o próprio momento da meditação para entoar mantras diversos.

Se você o está fazendo com um objetivo específico (atrair sua alma gêmea, por exemplo), a recomendação é para que faça uma prática diária de entoação do mantra direcionado para este objetivo até que ele seja alcançado.

Fora isso, o mínimo recomendado é de 21 dias.

Exemplos de mantras

Vamos falar sobre algumas palavras que são mais comumente usadas, tanto dos Mantras Sagrados quando de palavras comuns:

OM

O mantra OM é o mais conhecido de todos e também considerado por muitos estudiosos especialmente do budismo como o mais importante de todos, por ser o som do infinito e de onde surgem os outros mantras (da tradição hindu).

O significado de Om em sânscrito é: “vibração original da manifestação”.

Em outras palavras, é a intenção manifestada no mundo físico. Apesar de sua origem, o seu significado é independente de qualquer crença religiosa ou espiritual.

É um som bem suave e recomenda-se que se concentre a vibração na garganta.

Veja se você não sente o corpo vibrar ao repetir este mantra?

AMOR

A palavra amor tem um forte significado e uma vibração muito forte, uma vez que vem associada imediatamente a um dos sentimentos mais nobres do ser humano.

Ao repetirmos a palavra “amor” e consequentemente, focarmos no sentimento que ela emana, criamos uma vibração energética poderosa!

Você pode observar isso no seu próprio corpo, ao pronunciar a palavra repetidamente e observar como ele reage.

Esta é uma palavra forte que consegue passar por cima de sensações de baixa frequência, como raiva, tristeza, dentre outros.

Ao proferir a palavra, você conseguirá sentir o amor que brota para fora do seu coração e cria uma atmosfera positiva.

EU SOU

A expressão “eu sou” tem um poderoso significado.

Quando dizemos eu sou, estamos emanando um estado de espírito. Portanto, preste muito atenção, a partir de agora, como você completa esta expressão: ou seja, se você diz “eu sou doente” você está emanando esta vibração, que pode inclusive ser sentida no seu corpo.

Você pode utilizar este mantra afirmando “eu sou feliz” “eu sou amor” ou qualquer outra qualidade que queira cultivar.

Você pode também usar somente a expressão “eu sou” e estará, assim, homenageando e reconhecendo a sua existência, reconhecendo a sua unidade com o TODO.

Usamos muito esta expressão em meditações com Afirmações.

Como usar um mantra

Os mantras podem ser ditos de 4 formas, como você preferir:

1. Em voz alta, tom normal
  2. Um sussurro forte
  3. Mentalmente
  4. Cantando

Muitas pessoas gostam de repetir ao longo do dia o mantra de alguma meditação que estejam praticando, como forma de reforçar as alterações e objetivos pretendidos na meditação praticada.

Quando estiver usando um mantra você pode também visualizar imagens associativas positivas, o que reforça ainda mais o poder destas palavras na sua mente.

Gostou deste conteúdo? Como os mantras, algumas terapias alternativas podem ajudar a potencializar os benefícios da meditação. Confira neste post incrível!