Devido à pandemia do coronavírus, 2020 foi um ano de muitos desafios para o mundo todo.
Com o isolamento social e grande parte da população em quarentena, a meditação foi ganhando destaque dentro das casas das famílias. Muitos descobriram a prática como uma forma de se manter são no meio de todo o caos.
Mas, o que podemos esperar para a meditação em 2021? Quais serão as melhores práticas e tendências para o ano?
É o que vamos descobrir no post!
1) Lives
As lives se popularizaram bastante em 2020 e prometem seguir firmes como uma grande tendência em 2021.
Apesar das flexibilizações da pandemia e do início da vacinação em todo o mundo, o formato ainda deve continuar consagrado no novo ano, uma vez que encontros com grande números de pessoas, como shows, continuam proibidos.
O Clube de Meditação, inclusive, também promoveu a sua live no ano passado. Relembre aqui.
2) Mais aplicativos
Hoje em dia existe um aplicativo para tudo quanto é coisa, não é mesmo?
Em 2021, podemos esperar que mais apps voltados para o universo da meditação surjam, mas, desta vez, integrados com assistentes pessoais virtuais e às casas inteligentes.
Além disso, o oferecimento de serviços dentro de cada um deles será maior, integrando mais hábitos associados ao bem-estar, da prática de exercícios físicos à alimentação.
3) Implementação no ambiente de trabalho
Com a volta ao modelo presencial dos escritórios ou mesmo a um novo modelo híbrido, com revezamento de funcionários nos escritórios e em casa, muitas empresas passarão a aderir à prática da meditação dentro do ambiente de trabalho.
A tendência é que haja um momento do dia onde a equipe pare para se dedicar a isso ou mesmo que hajam convidados especiais para conduzir a meditação.
Ainda, muitas investirão em um espaço próprio para relaxamento e descanso dos funcionários.
Em muitas empresas, isso tudo já existe, mas, com a pandemia, novas empresas passaram a olhar com outros olhos para a saúde mental e física dos colaboradores, o que vem motivando as mudanças.
4) Experiências imersivas
Que tal se, ao invés de você se imaginar dentro de certo lugar, conforme orienta uma meditação guiada, por exemplo, alguém fazer isso por você?
Com o auxílio de óculos 3D e tours virtuais por florestas, cachoeiras e a natureza de forma geral, muitas empresas voltadas para meditação já estão “teletransportando” os seus praticantes para dentro dos ambientes para potencializar os efeitos da meditação.
As experiências imersivas, inclusive, vem ganhando destaque não apenas neste setor, como também no setor da construção civil, onde o cliente consegue visualizar o empreendimento por dentro mesmo antes dele estar pronto, por exemplo, e no setor de jogos online.
5) Combinações com outras práticas
Se meditar já é excelente por conta própria, meditar, fazer yoga e outro tipo de terapia alternativa é melhor ainda, né?
Agora que o mundo já descobriu todos os benefícios da meditação, novas portas com relação a isso vem se abrindo, pois a crença nisso tudo aumentou, de forma geral.
Assim, daremos novas chances a essas experiências na linha da espiritualidade e do bem-estar.
Que ótimo, não é? Que continuemos abertos ao novo assim!
Tudo que vem para o bem é bom!
Gostou do conteúdo? Então confira também: Qual a relação entre a meditação e a respiração?