Meditações para ansiedade

14 de outubro de 2021

Acalme-se, relaxe e reduza o stress com técnicas simples para todos os níveis.

Stress, preocupação, inquietação, problemas para dormir e batimentos cardíacos acelerados. Algum desses sintomas lhe parece familiar? Infelizmente, eles têm se tornado bastante comuns no dia a dia, principalmente durante o período de pandemia, que trouxe a tão falada ansiedade a milhares de pessoas.

Em nosso país, temos um cenário ainda mais preocupante. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem o maior índice de transtorno de ansiedade de todo o mundo, com quase 19 milhões de pessoas afetadas de forma mais grave.

Isso porque a ansiedade é uma reação normal do corpo, mas que pode chegar a níveis patológicos quando não acompanhada. A boa notícia é que existem práticas e ferramentas capazes de ajudar a controlar essa condição, como a meditação. Quer saber mais sobre o assunto? Leia o artigo e descubra como a meditação para ansiedade pode beneficiar os seus dias e a sua saúde.

O que é ansiedade, afinal?

Apesar de ser um assunto muito discutido, a ansiedade ainda levanta muitas dúvidas. Por exemplo, quais são os seus sinais, quando ela passa a ser uma doença e como controlá-la ou curá-la.

De forma resumida, a ansiedade é uma emoção de alarme, comumente relacionada ao futuro, que traz sensações desagradáveis, como preocupação, angústia, medo e tensão.

Além de sintomas físicos, como taquicardia e dificuldade para respirar, ela pode se desenvolver a ponto de provocar alterações psíquicas, como dificuldades para se concentrar,  socializar e até causar tremores e paralisações. Ou seja, efeitos graves, que podem prejudicar significativamente a qualidade de vida.

Como pessoas de todas as idades podem ser afetadas, é muito importante ter cuidado. Afinal, não é nada ideal que o estado de tensão se torne constante e excessivo. É por isso que cada um deve se observar para avaliar a sua situação e dar toda a atenção que o seu quadro merece.

Saiba mais sobre os benefícios da meditação mindfulness para o período da quarentena.

Como a meditação pode ajudar?

Seja para quem já tem um diagnóstico ou para quem quer se prevenir, a meditação pode ser uma grande aliada contra a ansiedade, ajudando na conquista de mais tranquilidade, bem-estar e alívio do stress.

Com um conjunto de técnicas que contribuem para a reorganização mental, a prática ajuda a melhorar o foco e fortalece a conexão com o corpo. E tudo isso de uma forma simples e natural, colocando a saúde em primeiro lugar.

Conheça alguns dos principais benefícios da meditação para ansiedade:

• organização mental e foco: ao se concentrar e organizar melhor os pensamentos, o praticante consegue reagir melhor aos acontecimentos e sentimentos, reduzindo o sofrimento com questões futuras;
  • paciência: como o foco e o autoconhecimento costumam vir acompanhados de autocontrole, quem medita também desenvolve mais serenidade para lidar com questões que fogem do seu alcance;
  • capacidade cognitiva: já imaginou manter o cérebro jovem por mais tempo? Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, a prática pode ajudar a retardar a redução da massa cinzenta, responsável pelo processamento dos estímulos que recebemos;
  • saúde do sono: ao contribuir para o alívio do stress e da ansiedade, a meditação também favorece o relaxamento e, como consequência, melhora as noites de sono.

Meditação para ansiedade: como começar a praticar?

Com todas as vantagens que apresentamos, ficou claro por que a meditação é uma prática de grande ajuda nos dias de hoje, não é mesmo? Se você quer colher todos esses benefícios e conquistar uma rotina mais leve, agradável e saudável, tem uma excelente ferramenta em mãos, simples, barata e muito acessível.

Nós sabemos que criar um novo hábito exige bastante dedicação, pois leva um tempo para que uma prática seja realmente integrada à rotina. Isso porque é preciso ter disciplina para praticar todos os dias, mesmo que por poucos minutos, para que o processo se fortaleça e traga, aos poucos, os resultados esperados.

E nós, do Clube de Meditação, estamos aqui para ajudar você durante a sua caminhada. Em nossas plataformas, temos diversos conteúdos sobre bem-estar e autoconhecimento, como podcasts, vídeos e meditações guiadas que podem ser acessadas a qualquer momento e em qualquer lugar, basta ter acesso à internet.

Preparado para começar? Confira a nossa playlist de meditação para ansiedade, com áudios que trazem relaxamento, tranquilidade e paz interior.

Quer aprender ainda mais técnicas para reduzir o stress e a ansiedade? Baixe nosso Guia Completo de Meditação e aprofunde a sua busca pelo bem-estar!