Muitas pessoas vêm até o nosso canal no YouTube perguntando se é errado meditar deitado ou quais são as melhores posições para se meditar.
Pensando nisso, baseados em nosso Guia de Meditação, resolvemos também explicar essa questão aqui no blog.
Vem com a gente!
Não, não é errado meditar deitado
Respondendo a esta primeira pergunta: não, há problema algum em meditar deitado.
Existem diversas técnicas de meditação e elas podem englobar posições variadas: sentado, deitado, em pé, andando ou até mesmo dançando.
No fim das contas, independente disso, o que gostamos sempre de deixar claro é que a pessoa tem o livre arbítrio de escolher a posição em que se sentir mais confortável.
Não é errado meditar errado, tampouco existe uma “melhor posição”.
O que existe são orientações, e elas de forma alguma precisam ser engessadas e obrigatórias para os praticantes da meditação.
O porquê de falarem para se sentar confortavelmente
Dentro dessas orientações, existe a de, por exemplo, ficar sentado (a) de forma confortável.
Isso tem três razões:
- a primeira é que a posição deitada pode induzir o praticante a dormir durante a prática (o que não é o desejado na maioria das vezes, podendo haver, no entanto, meditações em que o praticante possa iniciar o processo de dormir);
- a segunda razão é que acredita-se ser esta a melhor posição para ativação da glândula pineal, que tem um importante papel no processo de indução das ondas alfa (o estado de meditação);
- por fim, a terceira razão consiste no fato de que, na posição sentado, a energia circula de maneira mais livre, como num fluxo.
Quando chamamos a atenção para ativação da glândula pineal, queremos chamar a atenção não para a posição sentada em si, mas, sim, para o poder que nosso corpo tem.
Como um poderoso instrumento de transformação, o corpo precisa ser posicionado de uma forma com que a nossa energia circule. Esse é o ponto mais importante de todos.
Sobre postura corporal
A postura corporal é um importante fator para atingirmos melhor o objetivo da meditação. Quanto mais livre a energia circular, melhor.
Há sete pontos chave do corpo que têm um papel importante na meditação: pernas; ombros, braços e mãos; costas; olhos; queixo e boca; língua; cabeça.
Fique atento a cada um deles para, assim, conseguir usufruir de todos os benefícios trazidos pela meditação!