Entre os conceitos mais difundidos na meditação, está o que é meditação budista. A busca por variadas técnicas de meditação é, de fato, uma questão que cresceu muito nos últimos meses, principalmente com a pandemia. Formas de reorganizar a mente, lidar com a ansiedade e manter uma melhor saúde mental é, de fato, uma questão a ser entendida e praticada para que todos possamos viver com essa nova realidade de maneira mais saudável.
Um dos temas que estão crescendo e ganhando ainda mais adeptos é a meditação budista guiada. Este tipo de meditação é extremamente buscada simplesmente por ser uma das mais famosas e mais assertivas em seus objetivos de organização mental. No entanto, poucas pessoas sabem, de fato, como fazer meditação budista.
Não sabe como fazer meditação budista? Não se preocupe. Neste artigo, a gente te explica como praticá-la e te ajudaremos a entender um pouco mais sobre as principais curiosidades sobre as técnicas de relaxamento e meditação asiáticas.
O que é meditação budista?
Ao contrário do que muitos pensam, a meditação budista não se limita apenas à religião com mesmo nome ou aos grandes templos asiáticos. Na verdade, o objetivo desta prática é promover o autocontrole, o conhecimento próprio e relaxamento completo do corpo.
Além de técnicas de meditação, esta prática também está diretamente ligada ao modelo de vida, desapego e a prática da bondade, o que levam o indivíduo a se tornar mais generoso e compartilhar positividade, dando um retorno imediato de pensamentos bons ao praticante.
Dessa maneira, é possível ter em mente que praticar a meditação budista não passa apenas por um procedimento de relaxamento interno e pessoal, mas também está ligado a um estilo de vida e convívio com as pessoas.
Meditar é não pensar em nada?
Este é um grande mito e um dos principais argumentos de quem não consegue meditar. Na verdade, a meditação budista não se trata de esvaziar a mente, mas sim de organizá-la, ter um pensamento mais fluido e bem montado. Meditação budista busca, por meio de exercícios de respiração e foco, trazer uma paz espiritual e benefícios para os organismos.
Quando falamos na religião budista, a meditação é difundida entre os seguidores como uma forma de achar o caminho de luz e paz, sendo praticado com frequência em busca sempre da evolução pessoal, seja física ou espiritual.
Como fazer meditação budista?
O primeiro passo para poder começar a praticar a meditação budista é entender mais sobre a sua mente. A ideia é saber quais são seus limites, problemas e questões para melhorar. Isso tudo ajuda a organizar melhor e treinar sua mente para evitar crises de ansiedade ou qualquer outro problema psicológico.
Vale destacar que a meditação não é um remédio para ser ingerido em momentos de crise, mas sim descobrir quais são seus problemas e curá-los da própria raiz, o que pode acabar com aflições e crises psicológicas.
Como essa é uma prática que precisa ser regrada, a meditação pode ser feita por todas as pessoas, mas cada uma pratica no seu próprio tempo. Se você tem mais dificuldade, pode começar praticando apenas 10 minutos por dia e ir aumentando com o tempo. O importante é ter foco e força de vontade para se redescobrir.
A seguir, então, veja alguns passos de como fazer meditação budista:
- Mantenha uma regularidade na prática, mesmo que sejam poucos minutos por dia;
- Busque um local aconchegante e que não te deixe nervoso por algum motivo (como locais bagunçados, por exemplo);
- Mantenha uma boa postura para que a prática de meditação seja mais assertiva. Postura ruim pode causar dores e incômodos na coluna, impedindo o relaxamento.
Quer mais dicas sobre como fazer meditação budista? Então se liga nos nossos canais de comunicação e siga-nos nas redes sociais. O Clube de Meditação está aqui para te auxiliar nas meditações guiadas com foco em seu equilíbrio físico, mental e espiritual.