O crescimento do Mindfulness em meio a um mundo pandêmico

6 de maio de 2021

A popularização do Mindfulness?

Você sabe o que é Mindfulness? Em 2018, antes mesmo da pandemia se alastrar pelo mundo, o Brasil estava no pódio dos países com o maior índice de estresse e ansiedade no mundo, na segunda colocação. De acordo com pesquisas realizadas pela International Stress Management Association, o país contava com um nível de estresse tão elevado que 3 em cada 10 brasileiros sofriam com distúrbios ligados à saúde mental.

A tendência é que este número seja ainda maior nos dias atuais, principalmente após a crise sanitária e de saúde pública que vive o planeta. Um exemplo claro desta expectativa é o crescimento no número de buscas por Mindfulness no Google. O impacto da pandemia na saúde mental da população brasileira fez este termo crescer cerca de 4.000% desde então.

Mas você sabe o que é Mindfulness e por que este termo está sendo tão buscado? Não se preocupe, a gente te explica tudo neste texto, conceituando o termo e analisando este notável aumento nas buscas pelos brasileiros. Confira a seguir!

A popularização do Mindfulness?

O que é Mindfulness?

Se formos analisar o próprio nome, podemos perceber que está totalmente ligado a mente e seu uso como um todo, isso porque o nome desta técnica deriva do inglês. Teoricamente, podemos conceituar o Mindfulness como um conjunto de técnicas usadas com o objetivo de fazer você focar 100% em determinadas tarefas.

Ou seja, essas técnicas são usadas a fim de fazer com que preocupações com o passado e futuro não interfiram no seu grau de foco nas atividades que estão sendo praticadas no momento atual. Essas são técnicas extremamente assertivas e cientificamente comprovadas que ajudam a manter a concentração nas suas tarefas.

Um exemplo claro que podemos dar são as tarefas diárias que são sempre repetitivas. Escovar os dentes, tomar banho ou almoçar, por exemplo. Pense na seguinte situação: quando você está escovando os seus dentes, você está 100% focado naquilo ou está pensando em tarefas futuras ou preocupações com o que já foi feito?

Como o Mindfulness se popularizou?
Fonte: Freepik

Muitas vezes, nós fazemos essas tarefas todas no modo automático, principalmente por questões de ansiedade, que não nos permitem focar em uma determinada atividade, antecipando sempre as preocupações fora de hora.

Estas técnicas se popularizaram, principalmente, com a adesão de diversos influenciadores mundiais, tais como: Gisele Bündchen, Oprah Winfrey e Richard Branson. Estes grandes famosos fazem uso de técnicas muito conhecidas, como meditação, respiração regrada e autoconhecimento.

Como o Mindfulness te ajuda a sobreviver na quarentena?

Além dessas técnicas citadas acima, o Mindfulness te ajuda muito em diversos pontos. São questões fundamentais para manter uma boa saúde mental, principalmente em meio a uma quarentena. Por isso, trazemos para vocês alguns dos pontos importantes do Mindfulness. Confira:

• Empatia;
  • Paciência;
  • Controle pessoal das emoções;
  • Eliminação de distrações;
  • Dias mais produtivos.
O que é Mindfulness?

O crescimento do Mindfulness em meio a um mundo pandêmico

Todos esses pontos são fundamentais para manter a saúde mental em dia, excepcionalmente porque nós estamos sendo postos à prova vivendo uma realidade completamente fora do que se poderia esperar passar alguma vez.

Por isso, o Mindfulness está sendo amplamente discutido e buscado nos mecanismos de busca. Porque essas técnicas ajudam, principalmente, a manter a saúde mental em dia, evitando crises de ansiedade, hipocondria e síndrome do pânico, problemas sofridos por grande parte dos brasileiros.

Podemos ressaltar que essa pandemia não trava apenas uma batalha contra o Coronavírus, mas também uma batalha em busca do autocontrole e autoconhecimento. É hora do ser humano se reinventar e valorizar mais a saúde mental. Como fazer isso? Meditando mais, fazendo exercícios de respiração e diversas outras técnicas de Mindfulness.

Gostou das nossas dicas? Fique por dentro de mais informações que possam te ajudar a levar a pandemia de uma maneira mais saudável. Conte conosco, do Clube de Meditação, para meditações guiadas focadas no equilíbrio físico, mental e espiritual.

Banner do Ebook "Benefícios da Meditação"