Ciência

Como trabalhar os sentidos do corpo em prol da nossa energia 

30 de dezembro de 2020

Sentidos do corpo

Compartilhe em:

Você sabia que é possível aumentar a nossa energia através dos nossos próprios sentidos? 

Sim! Existem diversas maneiras de elevar a nossa vibração, e essas maneiras não precisam ser nada complicadas, como muitos pensam que deve ser.

Sabe aquela história de “o corpo fala”? Então! É sobre isso!

Sem mais delongas, então, veja o que você deve fazer para alcançar este objetivo!

Sentidos do corpo

Tato

Vamos começar pelo tato, ou seja, a nossa pele. 

Ela que é a responsável pelo nosso toque, pela nossa percepção de diferentes texturas, temperaturas e, ainda, pela nossa sensação de dor ou alívio. 

De que forma podemos usar o tato para melhorar nossa energia?

É só você pensar em coisas que você gosta e que envolvam a sua pele. 

Massagem, por exemplo. Quem não gosta de receber uma para relaxar e aliviar o estresse, não é mesmo?

Mas não apenas isso! 

Conhece aquela sensação do pós-banho tomado, onde você sente a sua pele macia, cheirosa – envolvendo também o olfato -, e gostosa de passar a mão? 

Essa também é uma excelente forma de trabalhar o tato e elevar, assim, a sua energia!

Por isso, como sempre gostamos de incentivar, invista no seu autocuidado, se dê valor, tire o seu próprio momento para cuidar de você.  

Em nossa Loja, você encontra alguns produtos que podem te ajudar com isso, de sabonetes líquidos a hidratantes. Dê uma olhada lá quando puder! Você merece!

Sentidos do corpo

Olfato

O olfato é o sentido responsável por sentirmos os cheiros, os odores, os aromas. 

Sabe aquele cheirinho de comida que amamos? O cheirinho do alho ou cebola dourando na panela? Hmmmmm… Só de pensar já dá água na boca!

A isso damos o nome de memória olfativa, quando os cheiros nos trazem lembranças diversas.

E isso não se resume apenas à comida não, viu? Ou vai me dizer que você não se lembra daquele perfume especial da pessoa amada quando pensa nela? 

Para o olfato, uma das melhores formas de elevar a nossa energia é pensando nessas memórias que nos fazem bem. 

Além de, é claro, como já falamos na seção interior, investir em produtos com deliciosos aromas e, como também já falamos aqui no blog, na aromaterapia. 

A aromaterapia, como o nome já pode prever, trabalha com aromas e as sensações despertadas por cada um deles. Através de óleos essenciais de plantas e flores, é utilizada para o tratamento de diversos fins, como ansiedade e depressão. 

Consulte um aromaterapeuta!

Sentidos do corpo

Audição

A audição é o sentido que capta e percebe as ondas sonoras.

Para trabalhá-la em prol da nossa energia, nem precisamos falar muito sobre o quê indicamos, não é mesmo?

É claro que a meditação!

A meditação, principalmente as mixadas com algumas frequências específicas, são, literalmente, “música para os nossos ouvidos”.

Elas possuem um enorme poder de cura e atração de paz, amor, bem-estar, entre outros. 

Por isso, se quiser utilizar este sentido para elevar a sua vibração, é só dar uma passadinha no nosso canal do YouTube e escolher a que tocar mais o seu coração de acordo com sua necessidade. 

Ah! E você pode ouvir do jeito que quiser também, mas, com fones, a experiência se torna ainda melhor. 😉 

Sentidos do corpo

Visão

Os receptores relacionados ao sentido da visão estão localizados nos nossos olhos. São eles que identificam as imagens, a luz, entre outros. 

Para usar a visão em específico para melhorar a nossa energia, pode ser utilizada uma técnica que também utilizamos muito em nossos vídeos do canal ao colocarmos belas imagens de apurado senso estético: a técnica da contemplação. 

E, afinal, o que é contemplar?

Contemplar é olhar fixamente, olhar com muita admiração, observar com muita atenção e cuidado, atribuindo significados, considerações, reconhecimento. 

Mas como contemplar uma imagem pode ajudar a elevar a minha vibração?

É relativamente simples: ao contemplarmos imagens bonitas estamos cultivando bons hábitos também em nosso estado de alerta, direcionando nosso olhar para imagens e situações que alimentem nosso cérebro e todo o nosso sistema de forma positiva.

Muito legal, né?

Leia mais: Contemplação e bem-estar

Sentidos do corpo

Paladar

Para finalizar, o nosso paladar! 

Este que é o responsável por sentirmos o gosto dos alimentos, seus sabores, e que trabalha em conjunto com o olfato para a percepção mais macro do que estamos consumindo. 

Aqui, como a expressão que usamos lá em cima de “o corpo fala”, podemos nos utilizar da expressão “você é o que você come”. 

Quanto mais alimentos saudáveis colocamos para dentro do nosso corpo, mais saudável ele será e melhor será a nossa saúde, melhorando, assim, nossa energia.  

Portanto, a dica é evitar alimentos que possam ser nocivos ao seu corpo: alimentos industrializados, com muita gordura, embutidos… 

Além disso, para elevar nossa vibração, também podemos utilizar o paladar como falamos do olfato, nos utilizando de nossa memória. 

A comida da mãe, um doce que gostamos muito, algo que estávamos com muita vontade de comer e, finalmente, realizamos este desejo…

O mais importante, de tudo isso, é termos um equilíbrio. Comendo o que gostamos e o que faz bem para o nosso corpo de forma equilibrada, tudo fluirá de uma melhor forma para o nosso bem-estar. 

Gostou das dicas? Quais outras você daria? Deixe nos comentários!

Artigos Relacionados

Diversas

Respiração consciente para regulação emocional

Ciência

Meditação para evitar burnout: reduza o estresse agora

Ciência

O sono como principal ferramenta para o bem-estar (e como a meditação guiada pode te ajudar)

Diversas

O que é Yoga: Significado, Benefícios e Guia Completo para Praticar em Casa

Faça parte da Comunidade de Meditação do Clube. Entre para o nosso grupo

Quer receber nossos materiais e novidades em primeira mão? Entre para a nossa comunidade e aproveite um espaço de troca de informações, práticas de meditação, informação sobre eventos do clube e muito mais!