Aqui no blog, nós já cansamos de falar sobre os benefícios da meditação para a saúde do corpo e da mente — caso você não tenha visto ou queira se aprofundar no assunto, dê uma olhada no eBook Benefícios da Meditação.
Como o nosso principal objetivo é ajudar nossos parceiros e seguidores a aproveitarem todo o poder dessa ferramenta para conquistar autoconhecimento e bem-estar, preparamos um novo conteúdo muito especial, que vai ajudar você a criar o seu próprio cantinho da meditação.
Seja em um cômodo vazio, uma sacada, varanda ou até em um pedacinho do seu quarto, ou da sua sala, é possível construir um espaço para cuidar do corpo, da mente e da alma! Quer começar a colocar a mão na massa? Este artigo traz algumas dicas que vão ajudar você a criar o seu refúgio para a paz e a tranquilidade dentro de casa.
1. Escolha o local adequado
Antes de qualquer coisa, é preciso que você decida onde será o seu cantinho da meditação. Tem algum espaço da sua casa onde você se sinta bem, tenha conforto e tranquilidade? Caso a resposta seja sim, nós já temos um bom candidato ao posto. Se nenhum espaço vier à mente, lembre-se que sempre é possível transformar e reorganizar — e nós daremos algumas dicas sobre isso nos próximos tópicos.
Como a meditação é uma atividade de concentração e escuta interna, nós também recomendamos que você escolha um local mais silencioso e calmo, sem a presença de muitas pessoas. Assim, ficará mais fácil focar na sua respiração e no que se passa internamente. Se possível, evite cômodos próximos de avenidas movimentadas ou de espaços comuns da casa.
Outra dica importante é pensar na vista e na iluminação. Se você tiver um quarto com vista para o horizonte ou com uma iluminação mais serena, ele também pode ser uma boa opção. Se não, mais uma vez, podemos sempre fazer ajustes para adaptar tudo ao seu estilo e ao que traz boas energias para você.
2. Invista em conforto
Não é novidade que é muito importante se sentir confortável quando for meditar. Afinal, assim já temos meio caminho andado para entrar no fluxo de presença e respiração consciente. Por isso, é de grande ajuda que o seu cantinho tenha uma boa superfície onde você possa se sentar ou deitar, seja em um tapetinho de yoga, um colchão mais fino, almofadinhas, puffs e assim por diante.
A iluminação, como mencionamos, também pode ajudar bastante na construção de um clima introspectivo. Normalmente, a luz natural traz benefícios para o humor, mas cada pessoa funciona de uma forma diferente e pode preferir meditar com uma luz mais calorosa, leve ou indireta.
Escolha a iluminação que faz você se sentir melhor e adapte o espaço com cortinas, luminárias e até uma pintura das paredes, caso tenha interesse em trabalhar a paleta de cores do seu espaço.
3. Elementos naturais
Estar perto da natureza faz toda a diferença no dia a dia, não é verdade? Embora não seja tão fácil morar em um local arborizado, próximo a rios, praias ou com vista para o céu e o pôr do sol, sempre podemos incluir alguns elementos naturais na decoração de casa e do cantinho de meditação.
Além de embelezar o ambiente, as plantas trazem outros benefícios para os espaços internos. Capazes de filtrar toxinas, elas ajudam a reduzir a poluição, purificando o ar. Também umidificam o espaço ao puxar água da terra para as folhas. Assim, deixam os cômodos mais agradáveis e saudáveis, criando harmonia e equilíbrio.
Flores, conchas, pedras e água — imagine uma pequena fonte, com os sons da água em movimento — também são elementos capazes de melhorar o clima e a energia do cantinho da meditação. E o melhor: eles são baratos e fáceis de encontrar!
5. Sons meditativos
A meditação é uma prática simples que qualquer um pode realizar ao sentar e prestar atenção na respiração. No entanto, existem algumas ferramentas que podem ajudar, como instrumentos, músicas, mantras e meditações guiadas.
Principalmente para quem mora em regiões movimentadas e mais barulhentas ou para quem está começando a meditar, os sons podem ser grandes aliados para fortalecer a concentração. Músicas mais calmas, tranquilas e com elementos da natureza são boas opções para entrar no clima de quietude e conexão interior. Afinal, todos somos parte da natureza.7
Aqui no Clube, nós usamos muito as frequências Solfeggio, que penetram profundamente na mente, no subconsciente, e ajudam a promover cura e transformação. Em especial, usamos bastante as frequências 432 Hz e 528 Hz, que criam ressonância em nossos corpos físico, mental, emocional e espiritual.
Saiba mais sobre a importância da música na meditação.
6. Reforce a sua personalidade
Apesar das dicas que nós trouxemos neste blog post, sabemos que cada pessoa é única e tem experiências diferentes na hora de meditar. Por isso, dê ao seu espaço a sua cara, aproveitando os elementos que ajudam a criar um clima sereno, confortável e seguro para você.
As possibilidades são infinitas: você pode usar desenhos, pinturas, figuras que tragam a sensação de paz, esculturas, arranjos de plantas e o que a imaginação mandar. Mas lembre-se que nada disso é fundamental, apesar de fazer diferença. O mais importante é ter um local calmo e tranquilo para sentar por alguns minutos do seu dia, meditar e cuidar do corpo e da mente.
E então, tudo pronto para começar a montar o seu cantinho da meditação? Aproveitando que está por aqui, que tal continuar a trilha de aprendizado? Leia o artigo Rotina da manhã: por que adotar bons hábitos? e continue com a gente!