Rotina da manhã: por que adotar bons hábitos?

3 de fevereiro de 2022

Rotina da manhã: por que adotar bons hábitos?

Você já parou para avaliar os seus hábitos após acordar? É daquelas pessoas que se levantam com disposição ou já começa o dia sentindo cansaço ou estresse? Muitos não sabem que a forma como iniciamos o dia acaba influenciando os outros horários, por isso é tão importante ter uma rotina da manhã.

Isso significa ter uma sequência de tarefas e hábitos que ajudem o corpo e a mente a ficarem mais despertos e dispostos. Aqui, a intenção é criar as melhores condições para ter dias organizados e cheios de bem-estar.

Hoje, já existem muitas pessoas atentas para o momento de despertar, mas nós sabemos que ainda existem algumas dúvidas sobre o assunto. Se você quer saber mais sobre a rotina da manhã e entender os seus benefícios para o cotidiano, continue a leitura!

O que é a rotina da manhã

A rotina da manhã é uma organização de tarefas e eventos que uma pessoa deseja realizar, em sequência, após se levantar. A ideia é que costumes saudáveis — para o corpo e a mente — sejam praticados todos os dias, criando hábitos que ajudem a tornar o cotidiano mais leve e feliz.

Há coisas pequenas, mas que fazem uma grande diferença para o humor e a disposição, como arrumar a cama, tomar um banho, ter um café da manhã completo e nutritivo, meditar e assim por diante. Ao criar mais força mental e física, lidamos melhor com as questões do dia a dia e conseguimos aproveitar mais os momentos que vivemos.

Por que criar bons hábitos

Quando não temos tarefas programadas, gastamos tempo pensando nos próximos passos e como vamos fazê-los. Isso aumenta as chances de nos deixarmos levar pela preguiça ou acabar gastando energia com uma tarefa que não é prioridade, caindo na desorganização.

Por outro lado, quando temos uma rotina planejada, os esforços para iniciar uma atividade são muito menores. Se já sabemos o que deve ser feito, podemos nos empenhar na realização dos afazeres, com foco e concentração no que estamos fazendo.

A seguir, conheça as principais vantagens de ter uma rotina da manhã.

Mais saúde e disposição

Hábitos saudáveis aumentam a qualidade de vida e o bem-estar. Por exemplo, o costume de tomar um café da manhã nutritivo e completo é uma forma de ter mais energia para encarar os dias, e levantar na hora certa ajuda a evitar o estresse de ter que sair correndo para a escola ou o trabalho.

Assim, com mais saúde, temos mais disposição e, portanto, mais condições para enfrentar as demandas e situações que podem surgir. Isso além de reduzir as chances de ter doenças e complicações no futuro.

Foco e produtividade

Uma rotina matinal é excelente para concentrar hábitos que promovem o foco e a concentração, como escrever em um diário ou meditar. Iniciar o dia com atenção e presença é uma forma de conquistar a serenidade e consciência necessárias para desempenhar as tarefas seguintes.

Ou seja, a concentração trabalhada e fortalecida durante a manhã favorece a realização dos afazeres diários com mais qualidade. Como consequência, podemos ter mais satisfação pelo que fazemos e até conquistar novas oportunidades a partir delas.

Controle da ansiedade

Sem um planejamento e uma rotina, as chances de se atrasar e acabar precisando se arrumar, comer ou sair de casa correndo acabam maiores. Quando já começamos o dia dessa maneira, criamos na nossas mentes um sensação de susto que desvia a atenção.

Se estamos com pressa, não paramos para pensar sobre o que temos para fazer ou para apreciar e vivenciar o que estamos fazendo. Ou seja, entramos em uma espécie de “piloto automático”, em que a falta de concentração e presença favorece os quadros de ansiedade.

Não é novidade que a saúde, o foco, a concentração e a tranquilidade são importantes para uma vida plena e equilibrada. Por isso, a grande consequência de todas essas vantagens que apresentamos é um cotidiano mais tranquilo, leve e feliz.

Agora que você já conhece a importância dos bons hábitos, quer começar a construir a sua rotina da manhã hoje mesmo? Inspire-se com o artigo. Conheça as melhores práticas para incluir na sua rotina matinal!