Você sabe quais são as principais curiosidades sobre meditação? A meditação é uma prática extremamente saudável e benéfica para a mente, corpo e alma de qualquer ser humano. Apesar de muitas pessoas entenderem os benefícios da meditação, poucos, de fato, se interessam na prática ou conseguem ter força de vontade de adicioná-la ao cotidiano.
Dessa maneira, a prática de meditação conta com muitas curiosidades interessantes que muitas pessoas não sabem e, talvez, esses fatos sejam importantes para a tomada de decisão de começar a praticar este exercício tão fundamental para as pessoas, sobretudo na quarentena.
Por isso, veja, abaixo, quais são as 4 principais curiosidades sobre meditação que você talvez não sabia.
4 curiosidades sobre meditação
A prática é mais antiga do que você pensa
Historiadores e arqueólogos encontraram inúmeros documentos e textos a respeito de técnicas de mantras, hinos e histórias baseados em rituais de meditação. O que chocou muitas pessoas foi a datação desses documentos.
Segundo os especialistas, os textos tinham cerca de 1.500 anos a.C. Isso mostra como os antepassados estavam cientes dos benefícios das práticas de meditação e mantra bem no início da história.
Se as técnicas mudaram de lá pra cá? Sim, podemos dizer que algumas foram criadas e muitas passaram por um processo de readaptação normal, principalmente com a evolução cultural dos povos. No entanto, o objetivo e a filosofia continuam sendo os mesmos.
Xô estresse
Sim, a meditação ajuda, e muito, no combate ao estresse. Em artigos anteriores, falamos um pouco do poder do Mindfulness no combate ao estresse e ansiedade na pandemia. No texto, a gente explica bem como ele atua no combate aos problemas psicológicos.
Falando por um lado mais biológico, a ciência aponta que a prática constante de meditação ajuda a equilibrar os hormônios, se concentrar melhor nas tarefas e evita o sofrimento fora de hora, típico de uma ansiedade.
Com isso, destacamos que uma boa prática de meditação é essencial para diminuir os casos de ansiedade, depressão, hipocondria e ajuda a manter a mente ainda mais focada nas tarefas do dia a dia, um objetivo muito difícil sobretudo no Home Office.
Seu corpo físico também agradece
Não é novidade que a meditação ajuda a organizar a mente valorizando o psicológico do praticante. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que a meditação também interfere na saúde física das pessoas.
Depois de alguns dias de prática, a meditação ajuda a impulsionar o sistema imunológico, organiza as ligações cerebrais, e consegue reduzir os riscos de infarto em 30% só com o controle de estresse. Com isso, seus órgãos ficam mais saudáveis e a defesa do seu corpo ainda mais fortalecida contra doenças.
Meditar também auxilia na melhora da respiração e da pressão sanguínea dos indivíduos. Por ter todas essas propriedades específicas e diretas ao aspecto físico do corpo, a gente entende que a meditação também tem influência direta.
Não pensar em nada não é uma opção
Muitas pessoas acabam não aderindo às práticas da meditação simplesmente por um motivo, a dificuldade de “não pensar em nada”. Isso porque, criou-se o mito de que a meditação só funciona se você esvaziar a mente e não pensar em absolutamente nada, o que não é verdade.
Na verdade, a meditação trata de organizar os pensamentos, acalmar o cérebro e tornar todo raciocínio muito mais fluido. A ideia é afastar os problemas e pensar com mais clareza no que deveria ser o verdadeiro foco da pessoa.
Se você está entre as pessoas que não meditam por esta razão, já deixamos mais um mito no chão. O que acha de tentar seguir alguns mantras para ver o resultado? Sua saúde só tem a ganhar.
Nós, do Clube de Meditação, estamos aqui para te ajudar nesta tarefa com produtos e meditações guiadas focadas no equilíbrio físico, mental e espiritual.