23 de abril de 2024

mulher madura meditando par ansiedade

mulher meditando na sala de sua casa.

Afinal, o que é ansiedade?

A ansiedade é uma resposta natural a situações como prazos apertados ou tarefas urgentes. Entretanto, os transtornos de ansiedade ocorrem quando essa preocupação é tão intensa que afeta negativamente a qualidade de vida e o bem-estar da pessoa.

Os transtornos ansiosos são reações emocionais a ameaças futuras, sendo a incerteza e a imprevisibilidade os principais disparadores. O primeiro sinal é uma preocupação com eventos futuros, acompanhada de pessimismo, que gera uma sensação de perigo, urgência, medo e insegurança no corpo e no cérebro. Isso leva a uma reação de que chamamos de “luta” ou “fuga”. Conheça mais sobre estas reações neste artigo ” Luta ou Fuga

Por exemplo, um indivíduo sob intensa pressão no trabalho pode inicialmente exibir irritabilidade, raiva e tensão muscular. Com o tempo, pode desenvolver insegurança, labilidade emocional, tremores e transpiração excessiva.

O que é Meditação para Ansiedade?

Envolve práticas que ajudam a acalmar a mente e reduzir os sentimentos de estresse e preocupação. Essas técnicas podem variar desde a atenção plena (mindfulness) até a meditação guiada.

4 Benefícios da Meditação para ansiedade

• Redução do estresse: Ajuda a diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.
  • Melhora da concentração: Técnicas de meditação aumentam a capacidade de focar e concentrar-se, diminuindo a dispersão mental causada pela ansiedade.
  • Aumento da serenidade: Práticas regulares podem elevar o nível de serenidade e paz interna, ajudando a lidar com situações de ansiedade de forma mais eficaz.
  • Melhora do sono: A ansiedade frequentemente interfere no sono, e a meditação pode ajudar a melhorar a qualidade e a duração do sono.

Como começar a Meditar para reduzir a ansiedade?

• Encontre um local tranquilo: Escolha um lugar calmo onde você não será interrompido.
  • Defina um tempo específico: Comece com sessões curtas de 5 a 10 minutos e gradualmente aumente conforme se sentir mais confortável.
  • Através de vídeos: Acesse o nosso canal no Youtube para ouvir meditações com foco em diminuir a ansiedade

Meditação para acalmar a mente e a ansiedade

Neste vídeo, vamos fazer uma meditação guiada para a ansiedade. O objetivo é manter o foco no momento presente.

O Guia de Meditação Para Ansiedade

O Guia foi criado com o objetivo de ajudar as pessoas a entenderem sobre o universo da meditação. Estilos de meditação, posições, mantras e técnicas poderosas de respiração.

Para fazer o download gratuito do Guia, basta clicar AQUI.

Quer começar a meditar? Nós temos um curso em áudio para iniciantes 100% online. Acessar curso.

Com Amor e Gratidão,
Clube de Meditação