Mudança de atitude: Cultive a Coragem para Viver

28 de janeiro de 2022

Mudança de atitude: Cultive a Coragem para Viver

Uma vida plena exige de nós, em primeiro lugar, coragem. Cada um é responsável pelos caminhos que escolhe, e cabe a nós mesmos construir o que queremos vivenciar. Por isso, é preciso ter força e determinação para se arriscar, buscar novas experiências e seguir os sonhos e desejos mais profundos.

Mas ajustar as rotas para seguir na direção que faz o coração pulsar demanda uma mudança de atitude. O que é preciso mudar na sua rotina para você se aproximar de uma carreira que faz seus olhos brilharem? O que você acha que pode fazer para tornar os seus dias mais leves e felizes? Já parou para pensar nessas perguntas?

Se você quer começar a se transformar, mas tem medo de mudanças, encontre neste artigo algumas dicas sobre como cultivar a coragem. Boa leitura!

Entenda os seus desejos e sonhos

É comum que os nossos sonhos acabem sendo esquecidos com o passar do tempo. Você se lembra da profissão que queria seguir quando era criança? E do que mais gostava de fazer naquela época?

Por mais que muitas percepções sejam passageiras, é durante a infância que surgem os desejos mais verdadeiros e, ao contrário do que muitos pensam, nunca é tarde para retomar coisas que gostaríamos de realizar.

Por isso, é fundamental que você observe as oportunidades que tem abraçado e avalie se elas estão de acordo com o que realmente deseja. Entenda onde você quer chegar e conheça os seus sonhos para pensar em como chegar até eles.

Música de meditação na frequência 528 Hz para atrair e manifestar sonhos.

Conheça as suas potencialidades

Todos têm talentos e habilidades particulares, que são capazes de trazer momentos de alegria, relaxamento ou até oportunidades profissionais. Conhecer esses pontos é uma excelente forma de potencializar as competências que você já tem e torná-las grandes aliadas na conquista dos seus sonhos.

Sabe aquela coisa que você sabe fazer com facilidade e ainda costuma lhe render elogios? Considere dedicar um pouco mais de tempo a ela. Dessa forma, você vai perceber se realmente se interessa pela atividade ou se é possível empregá-la de alguma forma na busca pelos seus objetivos. E lembre-se: quanto mais nos dedicamos a uma tarefa, com mais qualidade conseguimos realizá-la.

Vamos tomar por exemplo uma pessoa que gosta de escrever nas horas vagas. Por ser uma habilidade do campo da comunicação, ela pode trazer oportunidades de trabalho. A escrita ainda pode ser uma forma de organizar os pensamentos e sentimentos, funcionando como uma válvula de escape.

Entenda a relação entre a meditação e a autoestima.

Tenha uma rotina

Uma rotina é fundamental para organizar o dia a dia. Isso porque, ao ter tarefas planejadas, reduzimos as distrações e o tempo gasto para pensar no que deve ser feito. Ou seja, otimizamos o nosso tempo e definimos no que devemos focar.

Por exemplo, se todos os dias pela manhã você decidir que vai lavar o rosto logo após se levantar da cama, as chances de ficar andando pela casa, pensando no café da manhã ou até rolando o feed das redes sociais será muito menor.

Após compreender os seus sonhos, conhecer as suas potencialidades, estabelecer uma rotina é um passo importantíssimo para entrar nos trilhos em direção à vida que você quer construir. Quer uma vida saudável, tranquila e feliz? Então pense: o que você pode fazer para já levantar da cama nesse clima?

Para viver uma mudança de atitude, você vai precisar se desafiar constantemente. Seja para desenvolver novas habilidades, trabalhar o autoconhecimento ou alterar hábitos negativos, como se alimentar mal ou postergar compromissos.

No entanto, é preciso ter muito cuidado para não viver um desgaste energético muito grande. Afinal, não adianta ter várias metas e não conseguir cumprir nenhuma delas, não é verdade? Ou seja, é importante canalizar a sua energia, dando atenção para as coisas certas nos momentos certos.

Para isso, uma dica é definir prioridades, tanto para as atividades diárias quanto para os objetivos almejados. E importante: quando dedicamos toda a nossa atenção para uma tarefa específica, conseguimos terminá-la com mais rapidez e resultados melhores que os de diferentes tarefas realizadas simultaneamente.

E então, já se preparou para vivenciar uma mudança de atitude e ir atrás do que você deseja? Se não quer mais perder tempo, leia o artigo Como vencer a procrastinação? Dicas e técnicas para treinar a mente!