Uma boa noite de sono é fundamental para dias com energia, disposição e bem-estar. Hoje, porém, muitas pessoas têm sofrido com problemas para dormir e procuram saber melhor o que é insônia, quais os sintomas e como evitá-la.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 40% dos brasileiros sofrem com algum distúrbio do sono. A situação se tornou ainda mais grave após o início da pandemia do novo coronavírus. Em maio de 2020, quando as medidas de isolamento se tornaram mais rígidas, as pesquisas por remédio para insônia aumentaram em 130% no google.
Os problemas para dormir podem estar conectados a outras questões, como stress, ansiedade, condições médicas e até maus hábitos. Se você quer ter noites mais tranquilas, este artigo vai explicar o que é a insônia, quais são os sintomas, causas e o que pode ser feito para combatê-la.
O que é insônia
A insônia é um distúrbio do sono que causa dificuldades para dormir. Ela pode se manifestar de formas distintas, afetando não apenas a quantidade de sono, mas também a sua qualidade. Mais que isso, ela pode estar relacionada a outras questões, como ansiedade, stress e depressão, tendo forte influência sobre o humor.
Embora o tempo de sono reparador varie de pessoa para pessoa, é ideal que adultos durmam entre 7 e 8 horas por noite. Isso porque, ao dormir, o corpo economiza energia, promove a restauração de tecidos, libera hormônios de crescimento e consolida a memória.
Quando o descanso não é suficiente, o corpo e a mente não passam por processos importantes que garantem a energia para o seu funcionamento. Assim, vemos pessoas que já se levantam cansadas e sem disposição. Isso pode atrapalhar as mais variadas tarefas do dia a dia, como trabalho, estudos, momentos de lazer e até relacionamentos. Você já se sentiu dessa forma?
Leia também: Como ter mais energia? Dicas para brilhar como o sol.
Tipos de insônia
Existem diferentes tipos de insônia, que podem ser classificados de acordo com os sintomas, a frequência ou a duração da falta de sono. Quando o distúrbio dura menos de 3 meses, ele é considerado como insônia aguda ou de ajuste. Por outro lado, quando a sua duração é superior a esse período, o quadro se torna de insônia crônica.
Ainda é possível que a insônia seja intermitente e esporádica, acontecendo de tempos em tempos. Conhecer o seu caso é fundamental para encontrar formas de lidar com a questão e saber se é preciso procurar um médico ou tratamento específico.
Sintomas da insônia
Você sente o corpo inquieto e a mente agitada quando se deita e demora a pegar no sono? Tem o costume de acordar no meio da noite e demora a conseguir dormir novamente? Mesmo ao dormir a noite inteira, sente cansaço após acordar? Esses são alguns dos sintomas mais comuns da insônia.
Como você deve ter percebido, além dos problemas na hora de dormir, a insônia também traz sintomas que podem ser percebidos durante o dia. Por exemplo, já acordar sem energia e disposição para realizar as atividades diárias.
Ainda é possível que o quadro provoque ansiedade e dores de cabeça, além de outros sinais que podem variar de pessoa para pessoa.
Veja 5 práticas para incluir na sua rotina matinal e começar bem o dia.
Causas da insônia
Segundo o médico, cientista e escritor Drauzio Varella, a insônia pode ter causas orgânicas e psíquicas¹. Por exemplo, quando o corpo não produz a quantidade adequada de serotonina ou o stress excessivo, seja causado pelas tarefas do dia a dia ou por situações inesperadas.
A condição também pode ser provocada por mudanças no ambiente, como mais claridade no quarto, mudanças de temperatura e barulhos nos arredores. além disso, é possível que doenças temporárias estejam relacionadas, como gripes, resfriados ou condições que exijam remédios capazes de provocar a insônia como efeito colateral.
A descoberta da causa do distúrbio pode ser feita por meio de exames como a polissonografia, que monitora um paciente durante o sono.
A importância de dormir bem
Ao dormir, o corpo realiza as suas principais funções restauradoras, que repõem as energias e regulam o metabolismo. Por exemplo, a síntese de proteínas, o crescimento muscular e o reparo dos tecidos.
Dessa forma, um sono de qualidade e durante o tempo ideal é fundamental para garantir uma vida saudável, ajudando a²:
- fortalecer o sistema imunológico;
- consolidar a memória;
- manter um peso saudável;
- reduzir o stress;
- melhorar o humor;
- aumentar a sociabilidade;
- aumentar a concentração.
Ou seja, ao dormir tempo suficiente, nos sentimos melhor e ainda prevenimos diversas doenças, como obesidade, hipertensão, alterações imunológicas e problemas de saúde mental.
Como reverter o quadro
O combate à insônia vai depender das causas e da intensidade do distúrbio, mas ela pode ser tratada com medicamentos indicados por um médico, se necessário. No entanto, lembre-se que a automedicação pode tornar o problema ainda maior, então tome muito cuidado ao buscar remédios para dormir.
Quando a falta de sono for provocada por maus hábitos, algumas dicas podem ajudar a amenizar ou reverter o quadro:
- tenha um ambiente tranquilo, silencioso e sem iluminação;
- evite tirar cochilos durante o dia;
- evite usar aparelhos eletrônicos iluminados antes de dormir;
- evite alimentos pesados, álcool, nicotina e cafeína antes de dormir;
- tenha uma rotina com horários para se levantar e deitar;
- separe um tempo antes de dormir para relaxar e limpar a mente.
Conclusão
Agora você já sabe o que é a ansiedade, seus principais sintomas e a importância de garantir uma boa noite de sono. Se você se identifica com este artigo, pode começar a buscar alternativas para melhorar o seu quadro. Se for preciso, não deixe de procurar um médico. Cuide da sua saúde.
E, falando sobre formas de melhorar o sono, uma forma de relaxar o corpo e a mente antes de dormir é praticar a meditação. Se você busca hábitos mais saudáveis e uma rotina tranquila, pode separar um tempo todos os dias para se dedicar a respirações profundas, que ajudam a reduzir o ritmo dos pensamentos e a fazer um escaneamento do corpo.
Caso queira conhecer mais algumas dicas para combater a insônia, leia o artigo Como dormir bem: dicas para um sono reparador.
Fontes consultadas:
- Drauzio Varella. Insônia.
- Pfizer. A importância de uma boa noite de sono.