5 práticas para aplicar na sua rotina matinal e começar bem o dia

29 de julho de 2022

rotina matinal

O início da manhã funciona como uma preparação para o resto do dia. Se acordamos com pressa e assustados, podemos acabar levando o estresse para os afazeres dos outros horários. Por outro lado, se se acordamos com calma e concentração, podemos nos preparar melhor para um dia de mais foco e presença. Ter uma rotina matinal é uma forma de organizar os pensamentos, os afazeres, ter um momento de conexão interior e se preparar para o que vem pela frente.

Se dedicar a isso traz uma série de benefícios para a saúde do corpo e da mente, além de mais satisfação pela vida. Se você quer planejar a sua rotina e construir um cotidiano mais concentrado e feliz, veja 5 práticas ideais para começar bem o dia. Boa leitura!

1. Tome um bom café da manhã

rotina matinal

Nada melhor para começar o dia com energia que tomar um café da manhã reforçado. Quando dormimos, o corpo continua a usar energia para realizar funções como circulação, respiração e construção de células. Ao acordar, precisamos repor essa energia, abastecendo o organismo para as atividades diárias.

Por isso, garanta um tempo para a preparação e o consumo de um café da manha nutritivo e balanceado, capaz de fornecer toda a energia que você precisa. Caso prefira, deixe algumas opções preparadas no dia anterior, como uma salada de frutas, algum recheio para pão, panqueca, ou simplesmente separe os ingredientes para facilitar o processo no dia seguinte.

Leia também Como vencer a procrastinação: dicas e técnicas para treinar a mente.

2. Faça atividade física

Não é novidade que precisamos movimentar o corpo para mantê-lo saudável, não é mesmo? A prática de atividades físicas é fundamental para quem quer ter a saúde em dia, além de ser uma excelente ferramenta para reduzir o estresse e a ansiedade. Quer uma forma melhor de começar sua rotina matinal?

O melhor é que existem esportes e atividades para todos os gostos, servindo tanto para as pessoas mais aventureiras quanto para as menos experientes. Yoga, musculação, pilates, natação, ginástica, dança, ciclismo, escalada e até caminhar são opções. Hoje em dia, em sites como YouTube e aplicativos ainda é possível encontrar treinos e aulas gratuitos e rápidos. Não há razão para ficar inerte!

3. Planeje o seu dia

rotina matinal

Planejar os seus afazeres é outra prática importante para o período da manhã. Ter uma agenda — seja ela digital ou física —, um caderno ou até um bloco de notas onde as tarefas possam ser anotadas e organizadas, ajuda a construir uma visão de como será o dia.

Ao planejar as nossas atividades, reduzimos as preocupações sobre elas, pois sabemos que não vamos mais esquecê-las. Ou seja, podemos nos concentrar no que estamos fazendo, evitando a ansiedade de pensar no que está por vir. Por isso, planeje-se e reveja os seu planejamento todos os dias pela manhã, antes de começar a suas tarefas corriqueiras.

4. Escreva um diário

O hábito da escrita pode trazer grandes benefícios para a mente, promovendo bem-estar emocional. Em um diário, é possível não apenas registrar ideias, sentimentos e acontecimentos, mas organizar os pensamentos, tornar objetivos claros e compreender o que se passa internamente.

Para começar um diário, basta ter um caderno e separar alguns minutinhos da sua manhã. A ideia não é fazer um relato muito detalhado do dia, mas escrever sobre as coisas que mais chamam a sua atenção, que ocupam a sua mente e o seu coração.

Ao fazer isso, você exercita a sua capacidade de se expressar e de compreender o que os acontecimentos significam para você. E sempre que quiser, pode voltar aos registros para relembrar o que vivenciou e acompanhar os seus progressos.

5. Pratique a meditação

rotina matinal

Por fim, uma prática que não poderia ficar de fora das nossas dicas é a meditação. Organização mental, foco, autoconhecimento, concentração e tranquilidade são alguns dos benefícios de meditar todos os dias, principalmente no horário da manhã, quando a mente ainda está mais fresca dos acontecimentos.

Para começar a praticar, separe um espaço tranquilo e silencioso, onde você possa se sentar e meditar sem interrupções. Assim como as outras dicas, esta não demanda muito tempo, bastam alguns minutos por dia para ir treinando a mente, até que ela se acostume com o estado de atenção e consciência.

Embora a rotina matinal pareça um pouco complexa, ela é formada por hábitos que podem ser exercitados com poucos minutos e de forma simples. Lembre-se de que cada um tem um ritmo e que é preciso saber respeitar o seu, para caminhar dentro das possibilidades e permanecer em constante evolução.Se você quer uma ajudinha para começar a sua rotina da manhã, nós temos uma música para meditação muito especial, criada especificamente para o início do dia. Ouça agora e aproveite!