Afirmações

Passo a passo para criar afirmações positivas poderosas

15 de fevereiro de 2022

O pensamento positivo é um grande aliado para o fortalecimento da motivação, da confiança, do bem-estar e do bom humor no dia a dia. Uma forma — já bastante conhecida — de trabalhá-lo é usar afirmações diárias, que ajudem o cérebro a assimilar e reforçar boas ideias, bons sentimentos e pensamentos sobre nós, nossos sonhos e objetivos.

Se você quer aplicar essa técnica, mas não sabe por onde começar, nós preparamos um passo a passo sobre como criar afirmações positivas poderosas, para que você crie frases personalizadas, voltadas especialmente para o seu caso. Acompanhe a leitura e prepare-se para usar as palavras a seu favor!

1. Identifique suas características positivas e negativas

Você tem alguma característica que gostaria de trabalhar ou transformar? Lembra de ter ouvido críticas sobre algum aspecto da sua personalidade? Como todos somos humanos e temos defeitos, é muito importante observar as oportunidades de melhoria.

No entanto, é preciso avaliar em que medida as críticas que recebemos são reais. Quando enxergamos opiniões e julgamentos como verdades absolutas, perdemos a chance de evoluirmos ao trabalhar alguns pontos internamente. Por isso, avalie os seus pontos negativos, mas também os positivos — que serão muito importantes para a criação das suas afirmações.

Em um momento inicial, a pergunta central é: o que você gostaria de transformar para melhor em você e ao seu redor? Faça anotações, escreva o que sentir necessidade e prepare-se para o próximo ponto.

Leia também Zona de conforto: confira algumas dicas para viver o novo!

2. Foque no momento presente

O presente é o único momento que existe. Tanto o passado quanto o futuro não podem mais ser acessados, e é por isso que as afirmações surtem um efeito melhor quando são ditas no presente. Afinal, fica mais fácil para o cérebro perceber verdade no que está sendo dito.

A partir das suas descobertas no primeiro passo, pense em frases que trazem a transformação e os sentimentos desejados para o aqui e o agora. Por exemplo, se você sente que um dos seus pontos de melhoria é a baixa autoestima, em vez de escrever ou dizer “eu vou aprender a admirar as minhas forças e qualidades”, que tal pensar “eu admiro a pessoa que sou e tenho disposição para evoluir cada vez mais”?

3. Busque sentimentos e emoções positivos

Reconhecer falhas é muito diferente de se transformar nelas. Como as afirmações positivas são uma ferramenta para o crescimento pessoal, a ideia é usarmos frases que reforcem as nossas intenções e as nossas virtudes. Isso para que, com o tempo, a mente vá internalizando o que desejamos alcançar.

Vamos para outro exemplo. Se você sente medo demasiadamente e gostaria de trabalhar melhor esse aspecto, pode usar a coragem, a determinação e a perseverança em suas frases. Algumas afirmações possíveis seriam “eu sou uma pessoa corajosa e determinada, capaz de enfrentar qualquer obstáculo” ou “me liberto do medo e abro o meu coração para novas experiências”.

Outra dica importante é abusar da substituição. Sempre que pensamentos negativos ou desencorajadores surgirem em sua mente, tente substituí-los por outros mais elevados. Para pensamentos como “não consigo fazer exercícios físicos”, por exemplo, pense “aceito o meu corpo e cuido dele cada dia melhor”.

4. Crie afirmações coerentes

De nada adianta fazer afirmações que não ressoam internamente ou que trazem à imaginação situações muito exageradas, completamente fora da realidade. Lembre-se: as afirmações não solucionam todas as questões como um passe de mágica, nem têm o poder de transformar outras pessoas.

É importante deixarmos bem claro que as palavras funcionam como ferramentas para transformação interna e, como consequência, criam condições para provocarmos mudanças externas, seja na forma como nos relacionamos, nas oportunidades que procuramos, desafios que encaramos ou a forma como nos dedicamos aos nossos objetivos.

Por isso, crie afirmações que façam sentido para você, que despertem a sua emoção e estejam ao alcance do que você acredita. Assim, a conquista de resultados se tornará muito mais provável.

5. Repita suas afirmações todos os dias

A última dica deste passo a passo é a principal base para a criação de afirmações positivas poderosas: repita as suas frases todos o dias. Seja em voz alta, seja em pensamentos ou por meio da escrita, não deixe de mentalizar o que você deseja reafirmar para si.

Separe um tempo para se concentrar nas frases escolhidas, se possível um horário específico. Tenha um local silencioso e tranquilo onde você possa acalmar a mente e focar nos pensamentos e as palavras, meditar sobre eles e sentir as vibrações que eles emanam.

Se precisar de um apoio no caminho, conte com a gente, do Clube de Meditação, e aproveite para vibrar com alguns dos melhores vídeos com frases de afirmação positiva do Clube de Meditação. Esperamos que eles sejam de grande ajuda!