26 de janeiro de 2022

Sair da zona de conforto: confira algumas dicas para viver o novo!

Você já ouviu que “a vida é como andar de bicicleta. Para se equilibrar é preciso estar em movimento”? Essa frase é do famoso físico e matemático Albert Einstein, e reforça um conhecimento que muitos de nós já temos, mas que, por vezes, acaba esquecido: para uma vida feliz, precisamos nos movimentar.

Aqui, não falamos apenas de exercícios físicos — apesar da sua importância para a saúde —, mas da atitude necessária para viver transformações e buscar novas vivências. Afinal, esses movimentos nos trazem conhecimento e experiência, promovendo crescimento pessoal, profissional e espiritual. E isso acontece quando aprendemos a sair da zona de conforto.

Neste artigo, vamos falar sobre o que é a zona de conforto, por que é importante sair dela e trazer algumas dicas para ajudar você, que quer viver um processo de abertura e entrega maiores. Acompanhe a leitura!

O que é a zona de conforto?

Como o próprio nome indica, a zona de conforto é uma condição, uma posição em que nos sentimos confortáveis. Mas usamos a expressão para nos referir a um comportamento negativo, que leva as pessoas a escolherem sempre pelo que é conhecido ou mais fácil, trazendo uma falsa sensação de bem-estar e segurança.

Embora seja importante adotar uma postura de autocuidado e preservação, passar a vida evitando qualquer tipo de desgaste é uma estratégia que só impede a superação e a evolução individuais. Além disso, experiências com muito potencial, que poderiam trazer satisfação alegria, acabam não sendo vividas.

Por que sair da zona de conforto?

Quando estamos na zona de conforto, ficamos inertes. E, seguindo o raciocínio de Ainstein, é justamente a inércia que causa o desequilíbrio. Por exemplo, trazendo falta de motivação, estagnação — em diversas esferas da vida — e até prejuízos à saúde.

Vemos isso quando alguém sofre as consequências do sedentarismo, mas não se enxerga como capaz de mudar de condição. Ou quando alguém, por medo de lidar com novas responsabilidades, perde a oportunidade de atuar em um novo cargo profissional ou de dar continuidade a um relacionamento. Não acontece bastante?

É por isso que sair da zona de conforto é tão importante. Por mais que seja necessário enfrentar alguns sentimentos desconfortáveis, como o medo e a ansiedade — em níveis normais e aceitáveis —, se abrir para o novo costuma aumentar a satisfação e a alegria de viver.

Saiba como a meditação pode ajudar a trabalhar a ansiedade.

Dicas para viver o seu processo de abertura

Encarar os medos é a melhor forma de aprender a lidar com eles. Interagir é a fundamental de encontrar novas e melhores maneiras de se relacionar. Aos poucos, cada experiência traz mais confiança para vivenciar coisas novas, mostrando que, sim, nós somos capazes de fazer o que desejamos.

E então, como sair da zona de conforto?

Descubra quais são seus medos e bloqueios

Como dissemos, o medo é um dos principais fatores que nos colocam na zona de conforto. Afinal, ao lidar com experiências e pessoas conhecidas, há muito menos chances de algo imprevisto ou desagradável acontecer, certo?

Mas há, também, outros bloqueios que provocam a situação de inércia: preguiça, falta de confiança, crenças limitantes, arrogância e até a ignorância sobre as consequências do comportamento no médio e no longo prazos.

Para reverter esse quadro, compreender os medos e bloqueios que o causam é fundamental. Assim, você já terá um ponto de partida para a mudança, sabendo o que é preciso trabalhar para ter a coragem de seguir em frente.

Conheça o seu potencial (e aceite quem você é!)

Nada melhor para vencer medos e bloqueios que fortalecer pontos positivos. Todos têm virtudes e potencialidades para oferecer, com talentos e competências. Além de conhecê-los, é preciso aceitar que ninguém é perfeito, e cada um tem características únicas.

Ou seja, trabalhar o autoconhecimento e a autoconfiança é um passo fundamental para quem quer abraçar o novo de vez. Confie em quem você é e, sempre que possível, busque novos conhecimentos e novas habilidades!

Conheça a relação entre a meditação e o desenvolvimento da autoestima.

Experimente coisas novas

Como já mencionado neste artigo, aprendemos sobre as coisas quando temos a coragem de vivenciá-las. Pode parecer besteira, mas experimentar uma nova receita, tentar aprender uma língua ou uma habilidade nova, visitar um local diferente dos habituais ou até assistir filme de um estilo desconhecido para você, podem ser um pequeno — mas poderoso — passo para tornar a experimentação um hábito.

Então, dedique-se a novas experiências com frequência, mesmo que elas sejam simples. Encare novos desafios e veja como se sente! Caso queira começar hoje mesmo, nós temos uma dica: a nossa meditação guiada para coragem, mudança, aceitação, força e transformação. Sente-se em um local silencioso, coloque um fone de ouvido e aproveite!