Como funciona o sistema de crenças e como elas podem te limitar

30 de setembro de 2020

Sistema de crenças

Quantas vezes você já se pegou pensando que não é capaz de fazer ou de conseguir algo? Muitas, não é? Este tipo de pensamento é comum e pode se relacionar com alguma crença limitante presente em seu sistema de crenças, formado por um grupo de crenças que fazem parte intrinsecamente da gente – geralmente elas se encontram em nosso inconsciente.

Saiba mais o assunto!

O que é um sistema de crenças

Um sistema de crenças é algo mutável que reúne valores culturais, sociais, experiências vividas com os pais, na infância, em relacionamentos amorosos, entre outros.

A nossa realidade é criada a partir desse sistema de crenças, ou seja, tudo o que vibramos, pensamos ou acreditamos pode nos limitar ou nos ajudar.

Neste sentido, quando a crença é algo que nos limita, a chamamos de uma crença limitante.

Como o nome já pode adiantar, as crenças limitantes são crenças que nos limitam e podem criar obstáculos na nossa vida pessoal e/ou profissional.

Tipos de crenças limitantes

As principais crenças limitantes são:

➡️ As hereditárias: adquiridas na infância, com a própria família, que podem nos condicionar a acreditar que se continuarmos de tal forma nunca seremos amados, bem sucedidos, etc;

➡️ As pessoais: quando acreditamos que estamos no lugar errado ou não somos merecedores de algo;

➡️ As sociais: criadas pela sociedade como cultura;

➡️ As de lógica equivocada: onde generalizamos alguma coisa por algo que aconteceu e acreditamos que será sempre daquela forma;

➡️ As de desculpa: quando damos desculpas apenas para não fazermos determinada ação; e

➡️ As de medo: quando nos limitamos por algum medo interno.

O que pode ser feito para melhorar isso

Nessas horas, práticas como a da meditação e a do thetahealing, que trabalha com o nosso estado Theta (também presente em algumas de nossas frequências e meditações), são algumas sugestões para melhorar este tipo de “problema”.

Por meio dessas terapias alternativas, bem como a psicoterapia, conseguimos destravar determinados bloqueios e viver a vida da forma como queremos.

Não tenha medo de retomar este controle e ganhar autonomia sobre a sua vida!

Conte com o Clube de Meditação!

Confira também: Terapias alternativas para praticar junto com a meditação