Afirmações

Conheça o poder das afirmações positivas

15 de fevereiro de 2022

Hoje em dia, não é difícil ouvir falar sobre as afirmações positivas, não é verdade? Com o poder das palavras, podemos reforçar ou até criar impressões e crenças sobre nós mesmos, trabalhando pensamentos que nos fortaleça no dia a dia.

Embora o tema esteja se popularizando cada vez mais, ainda existem dúvidas — e alguns equívocos — que impedem as pessoas de utilizá-las em sua rotina. Por isso, neste artigo vamos explicar melhor o que são as afirmações positivas, por que é importante prestar atenção nas palavras e como usar essa ferramenta. Boa leitura!

O que são as afirmações positivas

De forma resumida, as afirmações positivas são frases que repetimos com frequência para reforçar bons pensamentos e sentimentos sobre nós mesmos e os nossos objetivos. A ideia é manter as vibrações altas por meio da repetição, para conseguirmos direcionar energia para o que desejamos.

Essas afirmações podem ser uma excelente ferramenta para trabalhar crenças limitantes. Por exemplo, uma pessoa que está se sentindo estagnada profissionalmente pode acabar vibrando no medo ou na inércia e, por isso, nem chegar a tentar oportunidades novas.

Com as afirmações positivas, é possível buscar novos olhares sobre esse cenário, focando em habilidades e qualidades internas que são capazes de trazer transformações. Assim, uma afirmação possível seria “Eu tenho a curiosidade e a disposição necessárias para me desenvolver profissionalmente”.

Entenda como funciona o sistema de crenças e como eles podem limitar você.

Por que as afirmações são importantes

Como você já deve ter percebido, as afirmações são boas aliadas para a construção e o fortalecimento de pensamentos e sentimentos positivos. Esses pensamentos e sentimentos, por sua vez, aumentam as chances de que ações e práticas benéficas sejam adotadas.

Seguindo o mesmo exemplo do tópico anterior, podemos pensar que uma pessoa insatisfeita profissionalmente pode começar a se sentir mais confiante e determinada. Como consequência, se sentir mais forte para desenvolver ou aprimorar habilidades, assumir novos cargos e responsabilidades ou até buscar uma nova atividade, se compreender que esse será um bom caminho.

O principal, é reeducar os pensamentos para ter melhores sentimentos e ações. É muito importante observar e compreender os nossos desejos para trabalhar as engrenagens que nos levam na direção de mudanças favoráveis.

Como usar as afirmações no dia a dia

Para que as afirmações façam efeito, o mais importante é investir na repetição. Não adianta mentalizar bons cenários, qualidades e objetivos uma vez e continuar a rotina normalmente nos dias seguintes. O segredo é repetir as afirmações escolhidas diariamente  para condicionar o cérebro e fazê-lo acreditar nelas.

Então, separe um horário todos os dias para se concentrar no que você deseja. Crie o hábito de escrever e dizer as suas afirmações com frequência, de meditar e vibrar positivamente sobre o que você quer transformar e viver. Lembre-se: a frequência é fundamental para o trabalho com a mente.