Relação entre o desenvolvimento da autoestima e meditação

9 de junho de 2021

Meditação autoestima

Entender a relação entre o desenvolvimento da autoestima e meditação é fundamental para quem deseja promover um sentimento maior por si e trabalhar a autoaceitação. Hoje, problemas psicológicos estão entre os mais diagnosticados na população e esse é um grande desafio que enfrentamos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 86% dos brasileiros sofrem com algum problema de saúde mental, seja ansiedade, depressão e síndromes. Relacionada a isso está a falta de amor-próprio, que pode ajudar a desencadear alguns dos distúrbios psicológicos que mais vemos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre a relação entre meditação e o desenvolvimento da autoestima e como a meditação promove o autoconhecimento e o amor-próprio. Continue com a gente e prepare-se para ser mais gentil com você!

meditação autoestima
Fonte: Freepik

A falta de autoestima entre os brasileiros

Uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), em 2019, revelou que uma grande questão para os jovens brasileiros é a autoestima e a segurança.

De todos os entrevistados entre 15 e 28 anos, 21% declarou viver altos e baixos com relação ao amor-próprio. Além disso, cerca de 4% afirmou que tem muita dificuldade de colher esse amor.

O problema pode estar associado a diversas questões do cotidiano. Por exemplo, alterações hormonais, corporais, psicológicas e, até mesmo, pressão quanto ao resultado por provas ou entrevistas de emprego.

Por isso, diversos métodos para conter este problema e promover uma maior autoestima entre as pessoas começaram a ser pesquisados nas internet, resultando no crescimento da busca por esses métodos no Google. E, como não poderia ser diferente, nós sugerimos a meditação.

Mulher sentada em uma cadeira coloca as mãos sobre o rosto.

Como a meditação ajuda na autoestima

Você deve estar se perguntando qual é a relação entre meditação e autoestima, não é verdade? Bem, a resposta é bem simples, principalmente se retornarmos ao conceito de meditação e pensarmos em como a prática funciona. A seguir, veja como a meditação ajuda a trabalhar o amor por nós mesmos.

Conquista de autoconhecimento

Em consonância entre corpo e alma, a prática da meditação ajuda a trabalhar o autoconhecimento. Quando nos dedicamos à escuta interna, nos aproximamos de quem somos verdadeiramente. Assim, a organização mental promovida pelo silêncio e quietude da meditação nos ajudam a compreender as nossas individualidades e características.

Esse processo é fundamental para darmos mais valor às nossas qualidade e diferenças. Afinal, somos únicos e perfeitos do jeito que somos. Além disso, a meditação também promove a opinião própria acima do julgamento alheio, nos ajudando a dar mais valor ao que achamos de nós mesmos.

Meditação para autoestima
Mulher sentada com pernas cruzadas, medita em frente a um computador em um quarto claro.

Redução do stress e ansiedade

Além de afastar opiniões construídas a partir de julgamentos e conceitos pré-estabelecidos, a meditação nos ajuda a lidar com diversas situações de estresse e ansiedade com mais serenidade e equilíbrio

Assim, quando uma algo inesperado ou desagradável acontece, conseguimos permanecer centrados e conectados à nossa essência, sem nos abalar e nem nos entregar a sentimentos negativos e crenças sem equivocadas.

Ou seja, conhecer o nosso centro é a melhor forma de nos concentrarmos em soluções em vez de em julgamentos.

Pensamento positivo

Se concentrar no momento presente é uma forma de observar os pensamentos. Normalmente, pensamos e, a partir dos pensamentos, sentimos emoções que provocam ações. Ou seja, o pensamento está na base do processo.

Se constantemente pensamos de forma negativa, nutrimos sentimentos densos que podem levar a ações ruins para nós mesmos. Ao contrário, se cultivamos bons pensamentos, fortalecemos sensações agradáveis e ações que nos favorecem.

A meditação é uma forte aliada para fortalecer o pensamento positivo sobre nós mesmos. Assim, temos mais energia para nos concentrar em nossa evolução pessoal.

Leia também Mudança de atitude: cultive a coragem para viver.

Meditação para autoestima: um caminho a ser trilhado
meditação autoestima

Agora, deve estar mais fácil entender a relação entre meditação e autoestima, não é verdade?

Ter um momento de escuta interna é extremamente poderoso para quem quer cultivar o autoamor. No entanto, para colher bons resultados, é preciso ter disciplina e foco para manter a constância. Ao meditar diariamente, o corpo e a alma vão internalizando os caminhos que pretendemos seguir.

Neste quesito de autoestima, é importante, ainda, poder contar com meditações guiadas formadas por músicas serenas, vozes calmas e que trazem reflexões importantes para a mente. Vale, ainda, aproveitar materiais que atribuem um valor maior para os pontos positivos pessoais.

Aos poucos, nos tornamos capazes de avaliar os pontos negativos, se eles podem ser transformados e qual o peso eles trazem para nossas vidas. É como fazer uma consulta com o inconsciente, em que debatemos sobre nossas dores e emoções, fortalecendo ainda mais a conexão com o universo e com as nossas mentes.

Clube de Meditação: conte com meditações guiadas sobre autoestima

Para trabalhar o amor-próprio, você pode contar com o Clube de Meditação. Em nossos canais, oferecemos diversos conteúdos para autoestima, com meditações guiadas, músicas e afirmações.

Quer avançar na sua jornada de autoaceitação? Veja 5 vídeos do nosso canal do YouTube com música para autoestima e comece a praticar hoje mesmo!