Ao fim de toda experiência, um novo ciclo se inicia. Parece clichê dizer que quando uma porta se fecha, outra se abre, mas é verdade: o mundo, a vida e as pessoas estão em constante movimento.
A cada novo passo — por menor que ele seja — geramos movimento, temos novas experiências, conquistamos aprendizado e novas conexões. Assim, mesmo quando algumas oportunidades demoram a aparecer, podemos investir em pequenas ações que nos ajudem a iniciar uma nova jornada.
Se você está prestes a viver um novo ciclo ou pretende dar novos passos e abrir caminhos, este artigo traz algumas dicas para ajudar no período de transição. Boa leitura!
1. Entenda o seu propósito
Você já sabe o que deseja realizar? Ao iniciar um novo ciclo, é importante
ter em mente o que queremos nos tornar e o que desejamos alcançar. Assim, quando temos um propósito, nos nutrimos com a força necessária para seguir adiante.
Para compreender o nosso propósito, precisamos nos dedicar ao autoconhecimento e à escuta interna, que podem ser trabalhados com a ajuda da meditação. Ao investir nesses processos, podemos até conquistar mais clareza sobre os nossos sonhos, colocá-los no papel e compreender o que é necessário para alcançá-los.
2. Tenha um planejamento
É possível que oportunidades inesperadas nos tragam grande alegria. Mas há muitos casos em que precisamos nos movimentar para alcançar o que desejamos. E nada melhor que ter um planejamento que nos direcione até esses objetivos.
Uma forma de fazer isso é desdobrar cada sonho ou plano listado na etapa anterior em pequenas metas. Por exemplo, para fazer uma viagem é preciso juntar dinheiro, aprender uma língua, pedir um visto e assim por diante.
Ao organizar os recursos, conhecimentos e o tempo necessários para alcançar um objetivo, fica mais fácil saber o que fazer em cada momento,
3. Mantenha-se presente
Mesmo que alguns caminhos exijam planejamento, tudo acontece no momento presente. É a cada pequeno passo que fortalecemos o nosso propósito e os maiores aprendizados vêm durante a jornada. Por isso, estar firme no aqui e agora é fundamental para quem está em um novo ciclo.
Trabalhar o foco e a concentração é uma forma de se manter em movimento, caminhando na direção desejada, mas sempre com a consciência no presente.
Mais uma vez, a meditação pode ser uma grande aliada no processo, contribuindo para trabalhar o seu estado de presença.
4. Permita-se agir
Mesmo que as respostas ainda não estejam muito claras ou que você não saiba exatamente o que fazer, abra espaço para a ação. Experimente coisas e caminhos na direção que você deseja seguir e vá tateando, mesmo que a passos bem lentos.
Agir e vivenciar coisas novas é a melhor forma de aprender. Afinal, é somente ao experimentar algo que conseguimos entender como nos sentimos com a vivência e perceber o que podemos fazer para torná-la melhor.
Leia também Mudança de atitude: cultive a coragem para viver
5. Seja gentil com você
Nem sempre as coisas saem conforme o esperado. Sempre podem surgir imprevistos, desvios na rota ou até novas percepções que alterem o seu caminho.
Assim, enquanto você persegue um planejamento para manifestar objetivos ou sonhos, acolha o seu próprio ritmo. Lembre-se de permanecer no presente, se adaptar aos novos cenários e não desanime! Sempre podemos aprender com os nossos erros, mas o importante é continuar em movimento.
Novo ciclo: viva o seu!
Viver um novo ciclo pode ser muito desafiador. Mas sempre podemos aproveitar as oportunidades para experimentar coisas novas ou, quem sabe, tirar sonhos antigos da gaveta. Durante o processo, a meditação pode ser uma grande aliada, ajudando você a entender o seu propósito, os seus sentimentos e a trabalhar o foco e a concentração.
E então, as dicas foram úteis? Se você tem dúvidas ou precisa de ajuda para concluir etapas, leia o nosso artigo Encerrando ciclos: como concluir etapas e seguir em frente.
Aproveitando que estamos no início do ano, se você quer analisar o que passou e pensar melhor sobre o que pretende alcançar, aproveite a nossa meditação para refletir sobre o ano de 2022!